| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Galbuliformes |
| Família: | Bucconidae |
| Horsfield, 1821 | |
| Subfamília: | Bucconinae |
| Horsfield, 1821 | |
| Espécie: | T. tamatia |
O rapazinho-carijó é um Galbuliforme da família Bucconidae. É conhecido também como macuru e rapazinho-dos-velhos.
Seu nome científico significa: do (latim) bucco, bucca = bochecha; e do (tupi) tamatia = nome indígena específico para um pássaro manchado. ⇒ Bochechudo manchado.
Mede entre 18 e 18,5 centímetros de comprimento e pesa entre 33 e 42 gramas.
Fronte, pescoço e peito superior ocres; faixa malar branca realçada por uma nódoa negra inferior; partes inferiores brancas mescladas de preto; nos lados do alto do dorso pode aparecer uma mancha branca que pode aparecer de longe; íris vermelha; bico preto. A ssp. pulmentum possui coloração bem distinta da ssp. nominal, possuindo a fronte mais escura e pescoço e peito bem mais claros, em tons beges.
Possui três subespécies reconhecidas:
(IOC World Bird List 2017; Aves Brasil CBRO 2015).
Alimenta-se de bagas, lagartas, pequenos vertebrados e, principalmente, de insetos. Apanha-os em vôo, estalando o bico. Então pousa e bate a presa contra um galho, antes de devorá-la.
Para construir o ninho, cava galerias nos barrancos, em casas de cupins arbóreos ou em ocos de árvores. Põe de 2 a 3 ovos, que o casal incuba durante mais ou menos 15 dias. Os filhotes nascem nus, de olhos fechados, com a pele escura e o bico curto.
Habita a mata de galeria, palmais e florestas de várzea, freqüentemente no alto das copas frondosas, podendo ser encontrado também no extrato médio. Prefere ambientes sombreados dentro das matas, à beira dos rios e canais. Em vôo rápido e horizontal, percorre apenas distâncias curtas, dentro das necessidades de seu habitat. Voz: Trêmulos curtos, fracos e melodiosos
Vive dos palmais do norte da América do Sul até os altos rios Tapajós e Xingu ( Mato Grosso ), e no leste do Pará e nos estados do Maranhão e Piauí. Status de conservação: LC ( IUCN ).
Consulta bibliográfica sobre as subespécies: